As mudanças climáticas e transformações que o planeta está passando evidenciam que a sustentabilidade deixou de ser uma necessidade futura para se tornar uma exigência do presente. E, naturalmente, essa necessidade se reflete nos hábitos de consumo da população.
Esse movimento está levando as empresas que desejam manter sua relevância e competitividade a buscar práticas mais ecológicas em suas produções. Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial para esclarecer a importância da sustentabilidade empresarial como estratégia de negócio. Nos acompanhe!
A sustentabilidade empresarial, também conhecida como sustentabilidade organizacional, é um conceito que engloba diversas práticas e valores para o desenvolvimento sustentável de uma empresa.
Em resumo, significa que o negócio busca crescer de forma responsável e equilibrada, considerando os impactos que suas atividades causam no meio ambiente e na sociedade.
Isso vai além de simplesmente seguir leis e regulamentações ambientais. Uma empresa realmente sustentável busca formas de:
E é importante lembrar: a sustentabilidade empresarial não é apenas um modismo ou uma forma de marketing verde. É uma necessidade real para as empresas que desejam se manter competitivas e relevantes no longo prazo.
É natural pensar que apenas as grandes corporações precisam investir em sustentabilidade, mas as pequenas e médias empresas também podem obter vantagens ao adotar práticas mais sustentáveis.
Oferecer um ambiente de trabalho que preza pela sustentabilidade demonstra o compromisso da empresa com o futuro e atrai talentos que compartilham desses valores. Esse fato é ainda mais relevante quando se trata das gerações mais jovens.
Segundo uma pesquisa da Deloitte, 49% da Geração Z e 44% dos Millennials baseiam suas decisões de carreira em valores éticos e na responsabilidade social das empresas. Ou seja, para atrair e reter mais talentos, é preciso ser uma empresa sustentável e que investe em ações de ESG - sigla do inglês, que significa Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança).
Empresas que desejam manter bons resultados no longo prazo precisam ficar atentas às demandas das novas gerações, e diversas pesquisas apontam que a sustentabilidade já é uma das prioridades. Exemplo disso é um relatório da FirstInsight, que mostra que 73% dos consumidores da Geração Z estão dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis.
Um ambiente de trabalho saudável e sustentável contribui para o bem-estar dos colaboradores, elevando seu desempenho. Um estudo da Deloitte revela que empresas com cultura inclusiva e sustentável apresentam 27% a mais de rentabilidade e 22% a mais de produtividade.
Além disso, a adoção de práticas sustentáveis pode gerar economias significativas. De acordo com a McKinsey & Company, a sustentabilidade pode reduzir custos e aumentar os lucros operacionais em até 60%.
A grande maioria dos consumidores se preocupa com a sustentabilidade e leva isso em consideração na hora de tomar decisões de compra. E essa é uma tendência que vem crescendo ao longo dos anos.
Segundo dados do levantamento “A última chamada para a sustentabilidade” feito em 2021, 84% dos consumidores indicam que a sustentabilidade ambiental é moderadamente importante. Além disso, em comparação com 2019, 22% a mais dos consumidores afirmam que a responsabilidade ambiental é muito ou extremamente importante na hora de formar uma opinião sobre uma marca.
Também é importante ressaltar que a sustentabilidade das empresas não é uma preocupação apenas das novas gerações. Um estudo da CNI (Confederação Nacional da Indústria) mostrou que as pessoas mais velhas também se preocupam se os produtos que consomem são produzidos de forma sustentável.
Frequência que o consumidor verifica, antes da aquisição, se produção foi ambientalmente correta
Fonte: pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira - Hábitos
Sustentáveis e Consumo Consciente
Com isso, fica claro que a sustentabilidade se tornou um fator crucial para o sucesso das empresas. As marcas que se comprometerem com práticas ambientalmente responsáveis terão um diferencial competitivo cada vez mais relevante no mercado.
A sustentabilidade não é mais um diferencial, mas sim uma exigência do mercado. A Lehoa entende esse desafio e está aqui para te ajudar a dar o primeiro passo em direção a um futuro mais verde e próspero.
Por meio do financiamento de projetos de reflorestamento e integração de experiências pro consumidor final, ajudamos empresas a gerar impacto positivo no planeta, fortalecendo suas marcas. Conheça a nossa solução:
Junte-se a nós e dê o primeiro passo para tornar sua empresa mais sustentável.