Blog de Impacto da Lehoa

Greenwashing: o que é, exemplos e como evitar

A imagem mostra três pilhas com moedas e, sobre elas, pequenas mudas de plantas verdes
Imagem de Freepik


Em um mundo cada vez mais consciente da importância da preservação ambiental, empresas de todos os setores investem no Marketing Verde para projetar uma imagem ecologicamente correta e atrair consumidores. No entanto, muitas delas se valem de táticas enganosas, conhecidas como greenwashing, para maquiar seus impactos negativos ou inflar dados das ações sustentáveis.

Neste conteúdo, vamos explorar a fundo o que é greenwashing, como identificá-lo e como as empresas podem evitá-lo. Siga com a gente e boa leitura!


O que é Greenwashing?


O significado de greenwashing em português seria algo como "lavagem verde"
, e se trata da prática de empresas se promoverem falsamente como ambientalmente conscientes.  Empresas que fazem greenwashing usam propaganda enganosa, marketing e rotulagem para fazer parecer que seus produtos ou serviços são mais ecológicos.

Segundo uma pesquisa do IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor), 37% dos produtos de higiene e cosméticos, 66% das marcas de limpeza e 75% das utilidades domésticas disponíveis no mercado praticam greenwashing. Os principais problemas identificados foram falta de provas e imprecisão nos dados apresentados nos rótulos.

Você pode conferir a pesquisa Mentira Verde na íntegra aqui.

Por que as empresas adotam a sustentabilidade fake?  

As empresas que investem no falso Marketing Verde o fazem para atrair consumidores preocupados com o meio ambiente. Elas esperam que os clientes escolham seus produtos acreditando que estão tomando uma decisão ecológica, mesmo que o impacto ambiental real seja mínimo ou até negativo.

O Greenwashing é prejudicial?  

O greenwashing é prejudicial porque pode enganar os consumidores que querem tomar decisões de compra sustentáveis.  Também pode prejudicar as marcas que estão realmente trabalhando para serem sustentáveis, pois cria uma vantagem injusta para as empresas que recorrem a práticas enganosas.

A imagem mostra uma mão, com dedos pintados de verde e segurando um galho com folhas.
Imagem de Pexels

Como identificar? Conheça as práticas comuns de Greenwashing  

Linguagem vaga ou cheia de jargões ambientais

Produtos com muitos termos como "ecologicamente correto", "sustentável" e "natural" sem nenhuma explicação real podem fazer parte de uma estratégia de greenwashing.

Imagens que sugerem o meio ambiente

Embalagens com florestas exuberantes ou animais fofos nem sempre significam que o produto é ecológico.  É importante buscar informações concretas sobre o impacto ambiental do produto.

Ênfase em um único aspecto positivo

Talvez a embalagem de um produto seja feita de material reciclado, mas isso não significa que o próprio produto ou o processo de fabricação sejam sustentáveis.

Falta de transparência

Empresas que praticam greenwashing podem fazer afirmações ousadas sobre suas iniciativas ambientais, mas sem nenhuma comprovação. É importante que elas tenham certificações de organizações ambientais respeitadas.

A imagem mostra um vidro de produto de beleza e, ao lado, um galho com diversas folhas verdes.
Imagem de Freepik


Exemplos de Greenwashing

Para que você entenda como o greenwashing funciona na prática, vamos nos valer de alguns exemplos rotineiros.

No setor de vestuário, uma empresa pode anunciar que usa "algodão orgânico" em seus produtos, mas não mencionar que o processo de tingimento usa produtos químicos nocivos.  Ou, uma companhia aérea pode ressaltar que sua "frota é eficiente em termos de combustível", mas não divulgar as emissões de carbono de suas rotas.

Algumas instituições também costumam criar campanhas de Marketing Verdes, investindo em ações publicitárias que proclamam a sustentabilidade da empresa, sem mudanças reais nas práticas.

Esses são apenas alguns exemplos de greenwashing que sua empresa pode evitar. E por falar nisso, que tal nos aprofundarmos nesse tópico?

Como evitar

As empresas que desejam construir uma reputação genuína de sustentabilidade e evitar o greenwashing devem adotar um compromisso abrangente com práticas ambientais responsáveis. Isso significa ir além do Marketing Verde e integrar a sustentabilidade em todas as áreas da empresa.

Confira algumas ações essenciais para a sua empresa evitar o greenwashing:

Seja transparente

A transparência é a palavra de ordem para empresas que querem ser mais ecológicas. Para isso, publique relatórios de sustentabilidade abrangentes e detalhados que incluam dados sobre emissões, uso de energia, consumo de água e geração de resíduos.

Além disso, é importante estar aberto ao diálogo com a comunidade e consumidores. Essa abertura e a clareza nas informações sobre os produtos refletem em uma boa reputação para a sua marca.

Aplique ações concretas e mensuráveis

Implemente medidas para reduzir seu impacto ambiental, defina metas e acompanhe seu progresso na redução do impacto ambiental. Por meio dessas ações, será possível mensurar e expor a pegada verde da sua marca com credibilidade.

Busque certificações reconhecidas

Obtenha certificações reconhecidas por organizações ambientais respeitadas, como FSC, LEED, Fairtrade, B Corp ou o Certificado de Impacto Verde da Lehoa.

Por meio desses reconhecimentos, sua empresa demonstra responsabilidade com a sustentabilidade e contribui para um futuro mais verde para todos.

 A imagem mostra um teclado de notebook com um ramo de folhas verdes saindo ao lado de uma das teclas.
Imagem de Freepik


Invista em um Marketing Verde responsável

Evite o uso de termos genéricos como "verde" ou "sustentável" sem definir claramente o que significam e comprovar suas alegações. Além disso, não utilize imagens ou símbolos que induzam ao erro. Concentre-se em comunicar seus esforços reais de sustentabilidade.

Crie um compromisso com a sustentabilidade

A sustentabilidade é uma jornada, não um destino. Por isso, estabeleça um processo contínuo de melhoria e esteja disposto a revisar e atualizar suas metas e práticas regularmente.

Fortaleça sua marca com ações realmente ecológicas  

Quer manter sua empresa de e-commerce longe do greenwashing em investir em ações realmente sustentáveis? Então conheça a plataforma da Lehoa.

A Lehoa é uma plataforma inovadora que vai além do Marketing Verde e oferece às empresas um compromisso genuíno com a sustentabilidade. Por meio da conexão com projetos de reflorestamento, nós transformamos a responsabilidade ambiental em experiências digitais únicas para os clientes, gerando valor para todos os envolvidos.


Tudo isso com garantias que vão contra o greenwashing:

  • Registro individual com foto e geolocalização de cada árvore plantada;
  • Garantia de sobrevivência ou replantio por até dois anos;
  • Plantio adequado às necessidades de cada bioma, com diferentes espécies disponíveis.

Através de ações concretas e transparentes, a plataforma da Lehoa permite que as empresas fortaleçam sua imagem, se diferenciem no mercado, fidelizem clientes e causem um impacto positivo no meio ambiente.

Junte-se a nós e veja sua marca florescer.

Ágatha Corrêa