Você já percebeu como os desastres naturais estão cada vez mais frequentes? As mudanças climáticas deixaram de ser um problema do futuro e viraram uma realidade no presente. E sabe quem está prestando muita atenção nisso? Seus clientes.
Pequenas e médias empresas, que tradicionalmente não viam a sustentabilidade como prioridade, estão agora reconhecendo o potencial de integrar ações de ESG em suas operações. Afinal, ele fortalece as marcas e constrói uma relação de confiança e lealdade com os clientes.
E é pensando nesse cenário complexo que elaboramos esse conteúdo especial! Nele, vamos esclarecer os benefícios do ESG e como investir nessa estratégia pode beneficiar sua empresa, ajudando a construir uma marca mais forte e conquistar clientes engajados com o futuro do planeta. Confira!
ESG é a sigla em inglês para Environmental, Social e Governance .Para ficar mais claro, significa que sua empresa se preocupa com:
Ou seja, empresas que investem em ESG estão preocupadas em fazer negócios de forma responsável, pensando no impacto que suas ações têm no planeta e nas pessoas. Essas ações demonstram responsabilidade e preocupação com o futuro, não apenas com o presente e os lucros.
Adotar práticas ESG traz benefícios que vão além da imagem positiva da marca. Pequenas e médias empresas, em particular, podem ganhar vantagem competitiva, melhorar a resiliência em tempos de crise e atrair mais clientes. Aqui estão alguns dos principais benefícios:
Integrar práticas ESG ajuda sua empresa a construir uma reputação sólida e confiável. Marcas que mostram compromisso com o meio ambiente e questões sociais ganham mais credibilidade no mercado.
Empresas que adotam ESG são mais adaptáveis e resistentes a crises, tanto econômicas quanto ambientais. A capacidade de reduzir riscos e se adaptar a novas demandas aumenta a longevidade do negócio.
Com o aumento da conscientização ambiental e social, mais clientes estão priorizando marcas que adotam práticas de ESG. Por isso, utilizar essas estratégias pode aumentar o número de pessoas que compra com você.
Além de ganhar novos clientes, as empresas que utilizam ESG também fidelizam os antigos. Ao alinhar seus valores com os de seus consumidores, a empresa cria uma conexão emocional duradoura.
Adotar o ESG também satisfaz o desejo de muitas empresas e consumidores de “fazer algo pelo planeta”. Especialmente em um momento em que os desastres naturais chamam a atenção global, as pessoas estão buscando formas de ajudar e de consumir de maneira mais responsável.
Sim! Os consumidores estão mais atentos às práticas das empresas do que nunca. Uma pesquisa da Think with Google revelou que 87% dos brasileiros consideram importante a atuação das empresas em relação ao ESG. E isso é importante até mesmo para aqueles que nunca ouviram falar no termo “ESG”.
Isso mostra que o compromisso com o meio ambiente e com práticas sociais não passa despercebido, e posicionar sua marca com práticas de ESG aumenta a intenção de compra e a conexão com seus clientes.
Ou seja: o comportamento do consumidor está mudando, e adotar práticas ESG não é apenas uma vantagem — é uma necessidade para empresas que querem se destacar e conquistar a confiança dos consumidores.
Empresas que ignoram o ESG, principalmente em relação à sustentabilidade, correm o risco de perder clientes e, em alguns casos, até sofrer boicotes. Um estudo recente da Kantar, o Índice do Setor de Sustentabilidade 2023, revelou que 56% dos consumidores brasileiros pararam de adquirir produtos e serviços de empresas que não investem em sustentabilidade ou que impactam negativamente o meio ambiente.
O estudo também mostrou que 50% dos consumidores deixaram de comprar de empresas que foram associadas ao greenwashing, ou seja, aquelas que afirmam ser sustentáveis, mas que na verdade não são transparentes ou efetivas em suas ações.
Além disso, 67% dos brasileiros acreditam que as empresas têm a responsabilidade de ajudar a resolver problemas climáticos e sociais.
Esses dados revelam que ignorar o ESG pode resultar em perda de clientes e, pior, afetar a reputação da marca.
Agora que você já conhece os benefícios do ESG e a importância que essas práticas têm para os clientes, chegou a hora de colocar tudo em prática.
Aplicar ESG pode parecer um desafio, mas não precisa ser complexo. Tudo começa com ações pequenas, que vão crescendo à medida que a empresa incorpora o conceito em suas operações. Vamos falar sobre algumas formas simples de começar?
Um jeito simples de começar é reduzir o consumo de energia, água e recursos naturais em suas operações. Além disso, incluir práticas de reciclagem e buscar parcerias com fornecedores sustentáveis pode ser um acerto.
Iniciativas como o plantio de árvores através de plataformas como a Lehoa também são uma maneira concreta de reduzir o impacto ambiental do seu negócio.
Garantir boas condições de trabalho, promover diversidade e inclusão, e se envolver em iniciativas comunitárias são ótimas formas de começar.
Nesse sentido, empresas que integram soluções como a da Lehoa podem mostrar valor ao cliente final, permitindo que ele participe ativamente de causas ambientais que também beneficiam as comunidades em que as iniciativas de plantio estão.
A melhor forma de começar é mostrando transparência nas decisões do negócio, garantindo que as ações da empresa estejam alinhadas aos interesses de todos os envolvidos.
Isso inclui ser claro sobre os impactos gerados pelas iniciativas sustentáveis da empresa, como as proporcionadas pela Lehoa, onde cada árvore plantada é documentada e rastreável, oferecendo dados concretos.
Uma das formas mais eficazes de começar a aplicar ESG na sua empresa é investir em sustentabilidade. E é aqui que a Lehoa pode ajudar.
A Lehoa oferece uma solução prática e acessível para empresas que desejam iniciar sua jornada sustentável. A plataforma permite que sua empresa presenteie os clientes com árvores reais a cada compra, criando uma conexão emocional e autêntica entre sua marca e seus consumidores.
Além disso, sua empresa pode personalizar a experiência com a identidade visual da marca, o que torna essa jornada ainda mais memorável.
Integrar a Lehoa é simples e sem burocracia. Em poucos cliques, você pode transformar cada venda em uma oportunidade de reflorestamento, gerando impacto ambiental positivo e fidelizando seus clientes.
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